No Brasil, são poucos os cidadãos que sabem lidar com política, sabem votar e gostam de discutir política, a maioria prefere indignar-se frente a falta de ética presente no Brasil, lamentam-se por não existir político honesto que mereça o seu voto.
Escândalos políticos já viraram rotina. O mais recente chamou atenção, o governado de Brasília, José Roberto Arruda, envolvido no último mensalão, após a distribuição da “dinheirama” entre os envolvidos, com forte emoção oraram, agradeceram a Deus e pedirão desculpas pelas falhas. Frente à divulgação pela mídia alguns estudantes manifestaram-se pedindo a saída de Arruda do governo.
Apesar de uma quantidade pequena de pessoas, a manifestação surpreendeu o povo. Diante da calamidade política brasileira, revoltas como essa pouco aconteceram. Não houve nada como os Caras-pintadas, no entanto houve uma tentativa.Grande parte dos brasileiros possui repúdio a política e votam apenas por obrigação, estes indivíduos clamam por ética, entretanto é relevante salientar que são estes mesmos cidadãos que estacionam em vagas pra deficiente, fazem “gato de luz”, TV a cabo em suas residências, trocam voto por cinqüenta reais, por cesta básica,falsificam atestado médico para faltar ao trabalho, preferem falar de futebol à política e não sabem da existência de meios como o “Ficha Suja”, um site que promete expor os atos exercidos pelos candidatos das próximas eleições. A lógica incide no fato de que é dessa sociedade, formada por tais eleitores, que provém os políticos, tal como o ex- presidente do Conselho Nacional de Ética que profanou as palavras: “Estou me lixando para a opinião pública”, realmente Roberto Kuppê tem razão quando diz:” Cada povo possui o político que merece”.
É fácil perceber, assim, que a necessidade do Brasil está na conscientização política dos cidadãos, falta o mundo feito por homens e livros de Monteiro Lobato, o investimento na educação de forma primordial. Tais medidas poderiam minimizar, mesmo que a longo prazo, a ausência da ética na política brasileira.
Adorei, verdades precisam ser ditas e fazem até muito bem.
É muito bom ver, que alguém jovem como você possui condciência e valoriza a arma que tem nas mãos, isto é, para quem planeja fazer algo pelo seu país você já está dois passos à frente.
As pessoas precisam parar e pensar no futuro, mas nunca fazem isso e ficam sempre naquela de impurrar com a barriga.